2023 – Série 04: Romanos: um guia para vida cristã
Título do Sermão: 6/6 Irmão Forte, Irmão Fraco – A Importância da Unidade na Fé
Pregador: Pr. Richard Valença

Sermão: “Irmão Fraco, Irmão Forte”

Synopsis: Neste sermão, inspirado no final da carta de Paulo aos Romanos, somos desafiados a compreender a importância de vivermos em união, mesmo diante das divergências. Paulo nos orienta sobre a convivência entre irmãos fracos na fé e irmãos fortes na fé, destacando que cada um prestará contas a Deus, e não cabe a nós julgar. A mensagem principal é que nada pode nos separar do amor de Deus, e nossa esperança está na presença constante de Cristo em nossas vidas.

Texto bíblico base: Romanos 14:1-15:13

Tópicos abordados:
1. As divergências na igreja de Roma e a importância da união mesmo diante das diferenças.
2. O significado de ser um irmão fraco na fé e um irmão forte na fé, sem julgamentos ou desdém.
3. A importância de deixarmos que Deus seja o juiz e legislador em nossas vidas.
4. A certeza de que todos prestaremos contas a Deus e a esperança de que nada pode nos separar do amor divino.
5. A exortação de Paulo para que tenhamos paciência, consolação e esperança na presença de Cristo em nossas vidas.

Descrição: Neste sermão, inspirado nas últimas seções da carta de Paulo aos Romanos, abordamos a temática da unidade na fé. Paulo expressa sua preocupação com a comunidade cristã em Roma e busca ensinar sobre a importância de acolher e respeitar as diferenças entre os irmãos. Ele apresenta exemplos práticos de divergências, como questões alimentares e observância de festas, destacando a necessidade de compreensão e respeito mútuo.

Paulo identifica dois grupos, os fracos e os fortes na fé, sem julgar quem está certo ou errado. Ele ressalta que os fracos confiam em suas próprias obras para obter salvação, enquanto os fortes vivem pela fé na justiça de Deus por meio de Jesus Cristo. Paulo também enfatiza que ele próprio se coloca como parte dos fortes na fé.

No capítulo 12, Paulo traz uma conclusão poderosa, destacando a importância de viver em harmonia e servir uns aos outros. Ele exorta os cristãos a não se deixarem levar pelo juízo e a praticarem o bem, pagando o mal com o bem. Paulo ressalta que Deus é o único juiz e legislador, e que cada um prestará contas de si mesmo diante Dele.

O ponto alto do livro de Romanos é a garantia de Paulo de que nada pode nos separar do amor de Deus. Ele enfatiza que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem qualquer outra criatura poderá nos separar desse amor. A esperança está em confiar na presença de Cristo e perseverar na fé, confiando que Deus está conosco em todas as circunstâncias.

Hashtag: #UnidadeNaFé #AmorDivino #EsperançaInabalável #UniãodianteDasDiferenças #serieromanos #PrRichardValenca #Cartadepauloaosromanos

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© 2023 Copyright da Igreja de Lingua Portuguesa de Sydney

Follow us: