Há 12 anos, o Ritmo Brazilian Day tem presença cativa no calendário de eventos de Sydney. Organizado pelo BRACCA (Brazilian Community Council of Australia), com apoio do Consulado Geral do Brasil em Sydney e da Sydney Harbour Foreshore Authority, o festival é uma celebração à cultura brasileira, com apresentações de música ao vivo, dança e pratos típicos, que prometem matar a saudade dos brasileiros e aguçar os paladares estrangeiros.

Em linha com dezenas de eventos brasileiros que acontecem ao redor do mundo em setembro, mês em que o Brasil festeja sua independência, o Ritmo foi criado em 2000, durante as comemorações de 500 anos do descobrimento do país. De lá para cá, ele vem batendo recordes de público (20 mil pessoas em 2011) e apresentando uma programação cada vez mais completa e eclética.

Entre as novidades para 2012, o festival fará um passeio pela história dos ritmos brasileiros e suas influências através de performances criadas exclusivamente para a ocasião. “Este ano o Ritmo contará também com uma área especial para as crianças, onde será oferecido um workshop que as ensinará a montar mosaicos que lembram as famosas calçadas de Copacabana”, conta Flavia Fontes, organizadora do evento.

O tempero especial de pratos típicos brasileiros, a ginga da capoeira e a inconfundível batida do samba, que tornou o ritmo conhecido internacionalmente, são alguns dos motivos que atrairão milhares de brasileiros e brasilianistas para o Tumbalong Park e prometem transformá-lo num pedacinho da pátria amada em Sydney.

Mineiro de Sete Lagoas radicado em Belo Horizonte, Alisson Batista é fotógrafo e jornalista. Na Austrália desde 2009, ele estuda Mass Communication e trabalha como fotógrafo para o TAFE WA.

Write a comment:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Follow us: