Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, nesta quarta-feira (25), dicas de como as famílias brasileiras podem aproveitar o tempo de quarentena devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). A iniciativa, da Secretaria Nacional da Família (SNF), pretende fortalecer laços entre familiares e contribuir para a união de todos.

Como gastar o tempo durante essa fase?

Entre as recomendações, a SNF recomenda que os integrantes das famílias desenvolvam atividades juntos. Algumas opções são brincadeiras, atividades manuais e hábitos como o uso das “palavrinhas mágicas”: por favor, obrigado, com licença, etc.

Organize seu tempo

Outra dica é que seja feita a organização do tempo. Mesmo em casa, é recomendado que os horários de trabalho, estudo e brincadeiras sejam bem definidos. Isso é importante para que a família mantenha uma rotina saudável e organizada.

Tempo em casal

Para os casais, a secretaria orienta que aproveitem esse tempo em casa para conversarem mais, fazerem planos para a família e terem tempo a sós. E destaca, ainda, o quão importante isso pode ser para o bem-estar da família.

Se informe em órgãos oficiais

É comum nesse tempo de crise que sejam disseminadas informações incorretas, exageradas e que causam pânico. Por isso, é importante ficar atento ao que dizem os órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde. A SNF alerta que esse hábito é essencial para não levar emoções extremadas para dentro de casa.

Cuide dos mais idosos

Pessoas com mais de 60 anos são as mais suscetíveis a contrair o Covid-19. Por isso, é fundamental mantê-las longe de pessoas contaminadas e de aglomerações. Uma ideia é aproveitar a tecnologia para falar com os avós e diminuir a distância em tempos de quarentena.

Façam atividades

Criem momentos de diversão e alegria em familia. Aproveitem para fazer palavras cruzadas, quebra cabeças e jogos em familia.

A gente entende que a vida muda completamente depois que os filhos chegam. Os encontros sociais já não acontecem na mesma frequência e você acaba, muitas vezes, se sentindo sozinho e excluído. Pensando nos pais e em seus filhos e principalmente reconhecendo o valor da família, a nossa comunidade prepara espaços e eventos destinados especialmente a este grupo.

Todos os sábados, das 10am às 11am, nós temos um estudo da Bíblia dividido por faixa-etárias, chamado de Escola Sabatina. Esse estudo acontece na Igreja Adventista de Língua Portuguesa de Sydney (126 Holden St, Ashfield). Enquanto as crianças ficam em suas classes, conduzidas por uma equipe de professores voluntários, os pais podem desfrutar da classe da Escola Sabatina dos adultos. Nós também lembramos das nossas crianças no Culto de Louvor e Adoração, que acontece todos os sábados logo após a Escola Sabatina. Por isso preparamos o momento da adoração infantil, onde as crianças se dirigem à frente e ouvem uma historinha que é contada especialmente para elas.

Além dos sábados, a IASD SYDNEY desenvolve atividades para as crianças de 6 a 10 anos aos domingos, chamado Clube de Aventureiros. Para as crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, há o Clube de Desbravadores. Ambos os Clubes desenvolvem atividade próprias para cada faixa-etária, buscando contribuir para o desenvolvimento de princípios e valores da criança, bem como proporcionar momentos de lazer e diversão. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Ministério Infantil e pelo Ministério da Família, acesse o link:

Se você gostou de saber um pouquinho sobre a gente, tenho certeza que vai gostar mais ainda de nos conhecer! Entre em contato e vamos marcar este primeiro encontro!