F.A.Q.

De forma geral estamos bem animados com o processo de intercambio, recebemos nos ultimos 24 meses 20 pessoas vindo fazer intercambio.

 

Objetivo do Intercâmbio Cristão

Nosso Objetivo com esse “Intercâmbio Cristão” nada mais é do que um intercambio que tenta auxiliar o pessoal que vem para Sydney, com necessidades espeficicas com relaçao a religiao, um exemplo alguns nao podem ter aula de sexta a noite e sabado de manha… outros tem um regime alimentar diferente (alguns sao vegetarianos)…

A IASD SYDNEY NÃO VENDE PACOTES DE INTERCÂMBIO !!!

Devido ao volume de pessoas nos procurando para fazer Intercâmbio, nos fizemos parceria com agências de Intercâmbio que vivem disso, para criar o Intercâmbio Cristão, eles vão prover todas as informações e custos referentes a passagens, vistos, escolas e moradia (veja topicos individualmente abaixo)

Por onde devo começar?
Comece planejando qual é o seu objetivo para vir para a Australia, estudar Inglês? levar a mensagem de cristo a outro pais? fazer mestrado? fazer algum outro curso? conhecer uma cultura nova? sair de casa por um tempo? todos são objetivos muito bons, não importa qual seja, tenha um objetivo. Ore e com Deus ache o seu objetivo.
Ok, objetivo definido agora leia esse F.A.Q. e tire as suas dúvidas e depois que fizer entre nessa página http://www.iasdsydney.org/?page_id=211 e preencha o formulario com as suas informações e a agência vai entrar em contato para passar valores do seu intercambio.

Minha Religião Importa?

Nós não nos importamos com a sua religião, qualquer que seja sua denominação você é bem vindo(a).

 

Aonde a IASD Sydney faz Lucros com o Intercâmbio Cristão?

Algo importante que gostariamos deixar claro é que não temos interesse financeiro nesse processo, não somos uma entidade com fins lucrativos e por esse motivo fizemos a parceria com uma Agência de Intercâmbio para fazer todo o processo que tem custos  (Escolas, Passagens, Visto e Moradia – Veja Intens abaixo).

 

Locais aonde o Intercâmbio Cristão acontece?

Desde o principio toda a idéia do Intercambio é focada em Sydney, não temos nenhuma forma de ter os mesmos “auxilios”, isso precisa ficar bem claro, não queremos dizer que o seu Intercâmbio Precisa ser na Australia e mais especificamente em Sydney, mas estamos em Sydney e podemos dar esse abraço de amigo e suporte de familia somente aqui, indepedente da sua religião.

 

Como escolher a Escola?

Converse com a Agencia e eles te informarão as opções de acordo com o seu objetivo.

 

Quais sãos preços das Passagens?

Depende da epoca do ano e qual companhia você vem, mas estudantes tem descontos.

 

Quais são as companhias aereas que voam para Australia?

Hoje em dia qualquer projeto de viagem que você decidir fazer da para para vir para a Australia, mas as rotas mais comuns são com a Qantas, Aero Lineas, LAN, South African e Emirates. não aconselhamos vir pela America (Uma viagem muito mais longa, você precisará de visto americano e costuma ser muito cansativa e ter vôos cancelados), mas se você quer ir para America por qualquer outro motivo… Tenha uma ótima viagem 🙂

 

Preços das passagens e promoções

Os preços variam muito de acordo com a companhia, a epóca do ano que você vai viajar e com quanta antecedencia você vai comprar a passagem. Cheque com a Agencia e Subscreva para receber nossa newsletter para receber promoções.

 

Devo parar para conhecer outros paises no Caminho de ida ou de volta?

Com toda certeza, pare e se puder parar por dias ou mais, será ainda melhor, aproveite que você esta indo para o outro lado do mundo, aproveite o caminho. Se fizer isso no caminho de vinda acredito que você aproveitará mais, cheque com a agência as melhores opções e passeios locais.

Vindo da América do Sul você tem as opções abaixo:

– Aero Lineas – Normalmente para na Argentina e na Nova Zelândia (Auckland), fique uns dois dias por lá, faço um tour na cidade, passeio e, um barco a vela no harbour da cidade.

– Emirates – A companhia faz parada em Dubai nos Emirados Arabes, lindo, cidade bonita, faça passeio de camelos, conheça os prédios mais altos do mundo, arquitetura das ilhas artificiais, esquie na neve artificial, muito bom para comprar relógios e matériais feitos de prata e ouro.

– Lan Chile – Pare no Chile aproveite os Andes, veja um pouco da Cultura local.

– Qantas – Tem duas opçoes, vindo pela Argentina ou Chile, qualquer uma das opções, vá para os andes e aproveite ou vá para Buenos Aires e aproveite para ver a cultura Argentina

– South African – umas das paradas mais exoticas, faça um safari fora da cidade de Johanerburg.

Vindo da América da Europavocê tem inumeras opções, cheque coma a Agencia:

 

Quanto tempo de vôo?

Depende da companhia mas no minimo 24 horas de vôo, dependendo da onde você está saindo e qual rota vai escolher.

 

Tipos de Visto

Visto de Passeio – http://www.immi.gov.au/visitors/tourist/

Visto de Estudante – http://www.immi.gov.au/students/students/chooser/

Visto de Trabalho – http://www.immi.gov.au/skilled/skilled-workers/index.htm

Visto de Imigrate de Trabalho – http://www.immi.gov.au/skills/skillselect/

Médicos e Enfermeiros – http://www.immi.gov.au/skilled/medical-practitioners/index.htm

Procure o Melhor visto para você – http://www.immi.gov.au/visawizard/

 

 

Trabalho

Para visto de estudante é permitido trabalhar até 20 horas semanais, o que normalmente é suficiente para pagar as contas basicas (comida, casa, locomoção) .

A IASD Sydney não oferece auxilio especifico a trabalho, nós indicamos conforme há oportunidades. Mas temos parceria com agências que cobram com uma taxa para indicar mais especificamente ajudando a criar curriculos e diferenças culturais Australianas.

Não sugerimos você vir esperando pagar todas as contas com somente dinheiro daqui, traga algum dinheiro para você não ficar apertado financeiramente.

 

Que tipos de trabalho consigo com visto de Estudante?

Normalmente os trabalhos mais comuns para quem chega na Australia é de Garçom (Restaurante/Bar em Geral – Pagando entre $15 a $25 por hora), Limpeza ( $20 a $35 por hora), Construção ($15 a $45 por hora), Babysitter ($25 a $35 por hora).

Primeiro erro ao olhar o valor por hora é multiplicar x 20 (maximo permitido a trabalhar por semana) x4 semanas.. e pular para trás. Mas lembrando que tudo depende de ter todas as suas horas “Contratadas”.

Algumas dessas profissões necessitam de licensas que podem ser tiradas em 1 dia a 3 dias. Com taxas de $80 a $120 dependendo do curso e escola.

 

Consigo trabalhar na minha area?

A Resposta é SIM e NÃO… se você vem com o visto de estudante tem formas de você conseguir trabalhar na sua area, mas o grande bloqueio é o impedimento de trabalhar no máximo 20 horas por semana, por causa disso as empresas não contratam de cara. Normalmente as suas referencias podem ser uma barreira, por serem foram da Australia (A não ser aréas como Designers, Publicidade que é mais uma questão de portifolio), outras aréas tem o impedimento de precisar de licensa para trabalhar como Direito, Medicina, Dentista, Enfermagem(Saúde em geral). As vezes o impedimento é a propria falta de inglês.

Existem caminho legais para se conseguir trabalhar na area, mas normalmente envolve tempo e dinheiro (para conseguir o ingles no nivel minimo exigido, a licensa necessaria para conseguir trabalhar na area), força de vontade (sua de esperar o tempo certo e da companhia aceitar você).

Muita gente vem com muita cede ao pote, achando que o trabalho vai cair do céu e vão te aceitar e te contratar só pq você é legal. Se isso acontecer meus parabéns você é 1 em 1 milhão.

E se eu resolver ficar na Australia como faço?

Auxilio Financeiro

Várias pessoas entram em contato pedindo auxilio financeiro para pagar passagem, cursos, ou algo do genero, infelizmente nós não temos condições financeiras para fazer isso ou viabilizar isso… Nosso objetivo é proporcionar uma otima estadia aqui entre amigos. (Veja auxilio moradia e transfer)

 

Transfer

Nós estamos ansiosos para recebe-los aqui, a impolgação é tanta que queremos busca-lo(a) e recebe-lo(a) no aeroporto sem custo (avisa a agencia que você já tem quem te receba), mas não se esqueça de enviar um email para intercambio@iasdsydney.org com o seu voucher para marcarmos e recebe-lo (a) no aeroporto e leva-lo(a) ao seu endereço. (Lembrando que só podemos fazer isso em Sydney)

 

Moradia

Normalmente a forma mais comum que os estudantes preferem ter quando chegam na Australia é o que chamam de Hommestay (Morar na casa de Australianos), normalmente esse ocorre por um mês, e no mês seguinte os alunos procuram algum lugar para compartilhar um quarto, com amigos cristão.

Estamos trabalhando em ter um apartamento em Manly, com o custo mega reduzido para receber pessoas lá, em um ambiente cristão. Mas isso ainda está na fase de planejamento e estamos trabalhando nisso, quando tiver ativo atualizaremos aqui o custo e a disponibilidade.

 

Moradia Gratuita

A IASD Sydney conta com um local que temos para receber 4 pessoas (do mesmo sexo) sem custo (somente o adicional de energia que, até agora nunca cobrado), para um periodo de 3 meses (podendo ser expandido), entre em contato para saber se estará ocupada para o periodo da sua vinda.

 

Hommestay em Familia Cristã

Outro caso comum, muitos pedem acomodação em casa de familias cristãs, da mesma forma que o hommestay, atualmente nós não temos Hommestay em familias cristãs de lingua Inglesa, somente de lingua portuguesa. Temos uma lista de 5 familias, que costumeiramente recebem alunos e podem acomodar, normalmente o valor é cobrado por volta de $120 por semana (favor confirmar conosco ovalor e se há disponibilidade/vaga para receber – intercambio@iasdsydney.org) esse valor não inclui alimentação, nós podemos fazer a ponte com as familias (são pessoas de confiança, moram na australia a muitos anos, a maioria já australianos ou permante residentes) e não fazem isso para fazer dinheiro.

 

Alugar casa e Apartamento

Nós não aconselhamos alugar apartamento ou casa, devido o custo ser muito alto e devido a procura por apartamento em Sydney é muito alta é pouco provavel que eles aluguem um local no seu nome pelo periodo que você esteja aqui. MUITO DIFICIL MESMO.

 

Aonde devo morar?

Nossa base é em Ashifield a 20 minutos de trem da cidade (Sydney CBD), 15 minutos de carro. Muitos brasileiros moram na região de Manly e Bondi, que fica de certa forma um pouco longe de Ashifield. Mas sugerimos você morar perto da sua escola ou um local de fácil acesso a escola.

 

Devo comprar Carro?

Aqui na Australia carros são muito baratos e carros usados duram muito mais tempo. A cidade é muito grande e as vezes acabam compensando ter um carrinho para se locomover, porém o transporte público é muito prático e voce pode ir a qualquer lado que precisar (Veja o Transporte Público e Track Work).

 

Como é o transporte público?

Pensa no paraiso do transporte público, muito bem não é a Australia, mas está quase lá. Você pode se programar para ir e vir com antecedencia e dicilmente se atrasar, existem alguns sites que te ajudam nisso, inclusive o www.google.com/maps, mas o melhor mesmo é o www.131500.net e se você não tiver internet  ao longo do caminho é só ligar 131500 (pago) que eles te informam como chegar aonde você quer ir (Veja o Track Work.

 

O que é o Track Work?

Todas os finais de semanas os sistemas de trem e metrô sofrem manutenções preventivas e expansões na linha, essas manutenções não ocorrem sempre nas mesmas linhas, mas quando ocorrem são avisadas semanas anteriores para você se programar, você vai receber na sua casa uma carta do governo avisando que isso vai acontecer. Prepare-se para ter atrasos e ter que pegar linhas alternativas. Eles provavelmente vão colocar onibus operando no lugar das linhas de trêm e metrô, o que vai aumentar o tempo que você levaria para ir do ponto A ao B que você tinha planejado.

 

Compras de Tecnologia na Australia?

Compras de Tecnologia não são tão baratas como na America e como muitos brasileiros que vão fazer compras em Miami, mas se você quer comprar o seu notebook aqui, iMac, MacBook Pro, talvez aqui seja mais barato, verifique preços online antes de chegar aqui.

 

Devo comprar telefone celular ai ou levo o meu?

Depende se você tem um bom celular ou quer deixar para comprar aqui, mas cheque os preços online. Se você for trazer o seu celular tenha certeza que a sua operadora desbloqueou o seu celular antes de sair do Brasil, caso contrario você terá que pagar $80 para desbloquear aqui caso queira usar o seu celular do Brasil

Os planos de pós-pagos costumam dar celulares em contratos de 2 anos. Mas normalmente estudantes tem grandes problemas em conseguir pós-pago só pelo fato que o visto são menores que dois anos.

 

Operadoras de Telefonia?

Logo que você chega na Australia algumas operadoras já estão na saida do terminal Internacional disponivel para comprar chip de pre-pago. A unica identidade que eles vão pedir é o seu passaporte.

As operadoras são Vodafone, 3 (comprada recentemente pela Vodafone), Optus e Telstra (Como era a Vivo antigamente, parte do Governo)

Todas são muito parecidas, planos diferentes, minutos, vale a pena perguntar e se informar.. se voce quer só um plano para chegar e falar com o familiares enquanto descobre qual é a melhor para você, escolha a Vodafone em um plano de $30 + $2,00 do chip (tenha certeza que a sua operadora desbloqueou o seu celular antes de sair do Brasil, caso contrario você terá que pagar $80 para desbloquear aqui caso queira usar o seu celular do Brasil)

 

Supermercado?

Com relação a compras de supermercado algumas coisas são importantes a serem levadas em consideração, Existem duas marcas bem conhecidas na Australia (Coles e Woolworths, os Australianos chamam de Woolys).  Normalmente são muito competitivos em preço, mas existem outras redes com preço mais barato IGA e Aldi são bem conhecidas.

Como no Brasil eles tem marca própria de otima qualidade e as vezes mais baratos.

 

Viagens e outras programações?

Quanto a viagens nós sempre estamos viajando com o pessoal que chega, mas isso é bem avulso, como viagens que fazemos para acampar na Pascooa e Natal, ou levando para ver canguru e tendo uma vida social ativa, normalmente fazemos viagens que incluimos todos que podem e querem.  Nos finais de semanas estamos sempre juntos, almoçamos juntos. Se você quer saber o que acontece registre para receber a nossa newsletter.